Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

Sugestão de leitura: “O Diário de Anne Frank” em Banda Desenhada

JUVEBÊDÊ: O Diário de Anne Frank em banda desenhada

A adaptação em banda desenhada de O Diário de Anne Frank é uma excelente sugestão de leitura para alunos do ensino secundário. Baseada no texto original escrito por Anne Frank, esta obra mantém a profundidade emocional e histórica do diário, apresentando-a de forma mais visual, acessível e próxima dos jovens leitores.

A presente versão foi realizada por Ari Folman ( argumentista, compositor de bandas sonoras, e realizador de cinema, de documentários e de filmes de animação) e por David Polonsky ( ilustrador e animador, habitual colaborador de Ari Folman nos seus projetos de filmes de animação).

Através da combinação entre imagem e texto, nesta banda desenhada consegue-se compreender o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial, a perseguição aos judeus e a realidade do Holocausto, ao mesmo tempo que se acompanha os pensamentos, medos, sonhos e reflexões de uma adolescente com quem os leitores se podem facilmente identificar. Anne Frank surge não apenas como uma figura histórica, mas como uma jovem sensível, curiosa e crítica do mundo que a rodeia.

Esta banda desenhada estimula o gosto pela leitura, promove a empatia, o pensamento crítico e o diálogo sobre temas como a liberdade, os direitos humanos, a intolerância e a importância da memória histórica.
É, assim, uma obra recomendada para leitura autónoma ou integrada em projetos curriculares em diferentes disciplinas.

“O Diário de Anne Frank”, em banda desenhada, pode ser encontrado e requisitado na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Loulé.


Texto de
Lina Campos
Professora de Matemática|Equipa da Biblioteca Escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *