Construção da União Europeia
Ilustração de júlio Ribeiro, editada a partir de imagem de Bing Image Creator
Texto base para o episódio homónimo do vlog “’Tá na Hora da Europa” (projeto das turmas 12.ºF e 12.ºG. com coordenação do prof. Afonso Santos, em fase de gravação)
Tudo começou com a Segunda Guerra Mundial, um conflito que durou desde 1939 a 1945 sendo o maior conflito armado já registrado na história, com mais de 55 milhões de mortes em todo o mundo. O palco principal deste conflito foi a Europa que ficou completamente destruída após a guerra.
Com tanto caos e destruição a Europa viu se na necessidade de se unir para tirar as pessoas da pobreza e da fome, assim ia surgindo um desejo comum nas pessoas, um desejo de uma Europa em paz que resolvia os seus problemas de forma democrática e não com as armas.
Assim em 1952 surgia a CECA ou Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, o objetivo desta aliança económica era integrar indústrias do carvão e aço para compensar pelas perdas na guerra em vários países sendo eles: França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.
Em 1973 passou a ser a Europa dos Nove com a entrada de 3 novos estados membros (Dinamarca, Reino Unido e Irlanda).
Em 1981 entra apenas um estado na União, a Grécia passando a ter 10 estados membros.
Em 1986 passa a 12 estados-membros, entrando nesse ano Portugal e Espanha.
Em 1995 entraram mais 3 estados passando a 15 (Suécia, Áustria e Finlândia).
Em 2004 temos o maior alargamento de sempre na União Europeia com a entrada de 10 estados-membros assim passando a ser a Europa dos 25 (Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa). Em 2007 passou a ser a Europa dos 27 com a entrada de 2 estados-membros (Bulgária e Roménia).
Em 2013 aconteceu o último alargamento, entrando apenas 1 estado-membro passando assim a Europa dos 28 (Croácia).
Com este número de estados-membros nem sempre é fácil todos chegarem a um consenso, por conta disso tivemos em 2020 a primeira e única saída de um estado-membro da União Europeia (Reino Unido), também conhecido como Brexit , ficando com o número final de estados-membros na UE de 27.
Apesar de algumas discórdias, uma Europa Unida não é o problema mas sim uma solução que pode evitar conflitos maiores e estabelecer paz e creio que a União Europeia tem um futuro brilhante pela frente e por isso estamos unidos na diversidade.
Texto de:
Jorge Silva
12º G