Sugestão de Leitura: «O Princípio de Tudo – Uma Nova História da Humanidade»

David Graeber e David Wengrow propõem, em «O Princípio de Tudo – Uma Nova História da Humanidade», uma visão inovadora sobre as origens das sociedades humanas. Questionando narrativas tradicionais, que defendem a ideia de que a civilização evoluiu linearmente de sociedades igualitárias para estados hierárquicos, os autores mostram que as sociedades do passado eram muito mais diversas, flexíveis e experimentais do que se pensa.
David Graeber (1961-2020) foi um antropólogo e ativista norte-americano, conhecido pelo seu trabalho sobre economia, burocracia e movimentos sociais. Entre as suas obras mais conhecidas está «Dívida: Os Primeiros 5.000 Anos».
David Graeber, Amesterdão, Países Baixos, 2015
pormenor de fotografia de Guido van Nispen, (licença CC BY 2.0)
David Wengrow, arqueólogo britânico, é professor no University College London e especialista na história das primeiras civilizações.
David Wengrow no evento «Fronteiras do Pensamento», São Paulo, 2023
fotografia da organização ( licença CC BY-SA)
Através de evidências arqueológicas e antropológicas, o livro desafia ideias preconcebidas sobre o poder, a liberdade e a organização social. Numa época em que se discutem novas formas de sociedade e governança, esta obra convida a refletir sobre como a história pode inspirar futuros alternativos.
O livro «O Princípio de Tudo – Uma Nova História da Humanidade», de David Graeber e David Wengrow, pode ser encontrado, e requisitado, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Loulé.
texto de:
Júlio Ribeiro
Professor de Artes Visuais | Professor bibliotecário