Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

Um Carnaval diferente

Na interrupção letiva de Carnaval, alunos do 11º ano, das turmas A, D, E, F e I foram em visita de estudo a Londres acompanhados pela professora de Inglês e pelos diretores de turma das turmas A, D e F, professores de, respetivamente, Matemática, Física e Química e Educação Física e da professora de Geometria Descritiva da turma A.
Os objetivos da visita iam para além da aprendizagem de conteúdos escolares e da articulação disciplinar e incluíam a orientação e a capacidade de movimentação numa cidade estrangeira recorrendo a mapas e/ou sistemas digitais de localização e, não menos importante, desenvolver competências de autonomia, de cooperação e fortalecer laços entre os alunos. Foram amplamente atingidos.

O ritmo da visita foi muito acelerado, mas só assim seria possível ver tudo o que vimos. No sábado, mal chegámos ao hotel, deixámos as malas e fomos para Portobello Road (este mercado tem lugar aos sábados), voltámos ao centro para jantar, não sem antes passar pelo British Museum, e ainda conseguimos ir a pé até Trafalgar Square e sob o olhar de Lord Nelson, de Charing Cross Station, apanhámos o metro de volta para o hotel, para um merecido descanso.


No domingo, saímos em Embankment, cruzámos a Hungerford Bridge e passeámos pela margem até à ponte de Westminster, passámos por todas as atrações nessa margem, incluindo o London Eye, antes de atravessarmos a ponte de Westminster para vermos de perto o Big Ben, Houses of Parliament, Westminster Cathedral e Westminster Church, e continuámos a pé até Buckingham. Quando chegámos já estava a decorrer a cerimónia do Changing of the Guards, da qual conseguimos um vislumbre apesar do mar de gente que se acotovelava. Na impossibilidade física de seguirmos todos juntos (afinal eramos 63) encontrámo-nos todos debaixo do olhar da rainha Vitória e daí partimos para junto da Torre de Londres, almoçámos no jardim e ainda tivemos tempo de atravessar a Tower Bridge antes de nos dirigirmos a Westminster Pier onde o nosso barco nos aguardava para um pequeno cruzeiro no Tamisa. Depois do cruzeiro ainda fomos a St. Paul’s Cathedral, atravessámos a Millenium Bridge, vimos a Tate Modern, passámos pelo Shakespeare’s Globe, pela réplica do barco de Sir Francis Drake e fomos ao Burrough Market que entretanto já fechara (fecha mais cedo ao domingo), mas ficámos todos a saber onde é. Não podíamos regressar sem provar Fish and Chips e foi esse o nosso jantar.

Na segunda-feira, passámos a manhã no Science Museum e a tarde no National History Museum, jantámos muito cedo (British dinning time) num dos restaurantes da afamada franchising Pizza Express e fomos assistir ao Musical “Mamma Mia”, que, até os mais relutantes à partida, consideraram um momento alto da visita.
Terça-feira passámos a manhã no Madame Tussauds, visita inevitável para quem vai a Londres, e tirámos fotos com os artistas do momento e outras celebridades. Depois de almoço fomos ao London Dungeon, onde assistimos ao recontar de todos os trágicos e aterradores episódios da história de Londres. A seguir dirigimo-nos a Camden Market onde as lojas com as suas fachadas peculiares e os pontos de Street Food nos receberam calorosamente. Desta vez o jantar era lasanha e apesar de várias peripécias que levaram alguns alunos a chegar um pouco mais tarde, conseguimos todos jantar.

Quarta-feira de manhã, fomos a Piccadilly Circus, a Chinatown, a Carnaby Street, onde apreciámos o mosaico que retrata habitantes famosos de Londres, como, por exemplo: Karl Marx; a Regent Street, a famosa rua das lojas onde vimos o Liberty e o Hamleys, dois dos redutos ingleses num oceano de lojas de marcas internacionais que encontramos em todo o lado; a Leicester Square e a Covent Garden e, acho que todos ficámos admirados por o termos conseguido, chegámos a tempo ao hotel para almoçar e entrar no autocarro que nos levou ao aeroporto.


No meio de tudo isto, ainda conseguimos ir às lojas que a nossa sociedade de consumo faz com que todos os alunos queiram visitar como Lego World, M&M, Shrek, Build a Bear, Paddington, etc.

Todo o cansaço acumulado por noites passadas a conversar e a jogar às cartas em grupo e dias de constante movimento caiu sobre os alunos à entrada do autocarro de partida e daí até chegarmos ao aeroporto de Faro quase ninguém conseguia manter os olhos abertos por muito tempo. Afinal as imagens tinham ficado já registadas na nossa base de dados individual a que chamamos cérebro e nos nossos corações.


Quanto ao Carnaval, nós mascarámo-nos de turistas e podemos dizer que o Reino Unido mascarou-se de país mediterrânico e presenteou-nos com uma cidade de Londres debaixo de um tempo atmosférico maravilhoso de dias soalheiros e não muito frios.


Farewell London!


texto de:
Maria João Soares
Professora de Inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *