Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

“Meu Pé de Laranja Lima”, pela Companhia Mákina de Cena

No dia 27 de setembro foi exibida no Cineteatro Louletano a peça Meu Pé de Laranja Lima, inspirada na novela de José Mauro Vasconcelos, realizada pela companhia Mákina de Cena e encenada por Carolina Santos em cocriação com Beatriz Medeiros.


Uma estrutura de madeira hexagonal, montada no meio do palco, exibia vários objetos – tachos, cordas, vassouras, vasilhas de barro – que remetiam para um passado recente do Brasil. Por ser aberta, esta máquina de cena permitia que as personagens circulassem de forma variada. Com efeitos de luz muito bem desenhados, este cenário ganhava ainda mais vida.
Um figurino simples, com várias peças sobrepostas, vestidas e despidas à medida que iam surgindo novas personagens, levava-nos a um Brasil de outros tempos. Os atores estavam em sintonia e conseguiam, por isso, criar várias cenas apelativas, que se sucediam num dinamismo cada vez mais
intenso. Como eram apenas três, representavam várias personagens, mudando adereços e modulando a voz.


A história girava em torno de Zezé, um rapazinho traquina, humilde e curioso, que sonhava muito, mas vivia uma realidade familiar difícil e violenta. Por muito turbulenta que fosse a sua família, Zezé tinha sempre o apoio da sua irmã Glória emencontrou um amigo no seu pior inimigo, o Portuga.

A sonoplastia tornava a história ainda mais real, incluía músicas tradicionais do Brasil e efeitos sonoros que nos emocionavam. O mais inesperado foi quando o pai de Zezé batia na chapa de zinco como se estivesse a bater no rapaz. Quando a luz apagava, o som ganhava força e era como se a chama de Zezé se apagasse junto com ela.


A peça revelou-se muito comovente e trouxe uma lição de vida que não esqueceremos: mesmo nos piores momentos, é sempre possível encontrar alguém que nos estende a mão. Não para nos atacar, mas para nos reerguer.


Texto coletivo de:
10.º Ua
Curso Profissional Técnico/a de Ação Educativa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *