Alunos da ESL na mobilidade de Cracóvia do projeto Erasmus+ “Make Earth Cool Again”

As delegações do projeto Erasmus+ “Make Earth Cool Again”
fotografia de Paulo Ribeiro
Quatro jovens da Escola Secundária de Loulé, Daniela Damaschin, Lara Viegas, Santiago Santos e Tiago Ribeiro, elevaram o nome de Portugal e da Escola a um alto nível ao participarem com entusiasmo numa mobilidade do projeto Erasmus+ “Make Earth Cool Again“, que decorreu de 30 de setembro a 5 de outubro de 2024, em Cracóvia, Polónia.

Logotipo do do projeto Erasmus+ “Make Earth Cool Again“
Os alunos representaram de forma dinâmica a escola e a região numa iniciativa que visa consciencializar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a sua aplicação prática, em especial no combate às alterações climáticas através da atividade física.

Os alunos Daniela Damaschin, Lara Viegas, Santiago Santos e Tiago Ribeiro e os professores Elisabete Dias e Paulo Ribeiro no aeroporto
fotografia de Paulo Ribeiro

Os alunos Daniela Damaschin, Lara Viegas, Santiago Santos e Tiago Ribeiro e os professores Elisabete Dias e Paulo Ribeiro no momento do embarque
fotografia de Paulo Ribeiro
A dedicação e o empenho dos nossos alunos desde o primeiro momento, com apresentações apelativas sobre dois dos mais urgentes ODS: ODS 1 – Erradicar a Pobreza e ODS 13 – Ação Climática. Além disso, a equipa portuguesa também deu a conhecer uma das joias culturais da Polónia, a icónica Mina de Sal de Wieliczka, e os alunos do Curso Profissional de Programação programaram e apresentaram uma aplicação Android referente ao projeto. Tudo isto perante uma audiência internacional, incluindo colegas de Espanha, Polónia e Suécia, que se mostraram muito interesse com a qualidade das intervenções.

Os alunos Lara Viegas e Santiago Santos fazendo a apresentação de uma aplicação Android, em Cracóvia
fotografia de Paulo Ribeiro

Os alunos Daniela Damaschin e Tiago Ribeiros fazendo uma apresentação, em Cracóvia
fotografia de Paulo Ribeiro
Mas o programa não ficou por aqui!
Num espírito de intercâmbio cultural e de partilha de conhecimentos, os alunos participaram em diversas atividades enriquecedoras, como visitas ao deslumbrante centro histórico de Cracóvia e a um museu de arte, a preparação de atividades para futuras mobilidades, e até a colocação de uma GeoCache Portuguesa. Houve ainda tempo para uma visita a uma eco-cultura de trutas e ao magnífico Parque Nacional de Narodowy.

Fotografia de grupo durante uma das atividades
fotografia de Paulo Ribeiro

Fotografia de grupo durante uma das atividades
fotografia de Paulo Ribeiro

Fotografia de grupo no Parque Nacional de Narodowy
fotografia de Paulo Ribeiro
Os nossos alunos não só foram aplaudidos pelo trabalho excecional que desenvolveram, mas também pelo comportamento exemplar e espírito de união que exibiram, consolidando a sua posição como embaixadores da Escola Secundária de Loulé e de Portugal.
Acompanhados pelos professores Elisabete Dias e Paulo Ribeiro, que estiveram sempre ao lado dos seus alunos, toda esta experiência foi possível graças ao financiamento da Agência Nacional Erasmus+ Sueca, que proporcionou uma oportunidade única de aprendizagem e crescimento pessoal.
Esta aventura Erasmus+ em Cracóvia deixou uma marca indelével, tanto no percurso dos alunos como no compromisso com um planeta mais sustentável!
Texto de:
Paulo Ribeiro
Professor de Informática

