Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

Alunos da ESL na mobilidade de Cracóvia do projeto Erasmus+ “Make Earth Cool Again”

Quatro jovens da Escola Secundária de Loulé, Daniela Damaschin, Lara Viegas, Santiago Santos e Tiago Ribeiro, elevaram o nome de Portugal e da Escola a um alto nível ao participarem com entusiasmo numa mobilidade do projeto Erasmus+ “Make Earth Cool Again“, que decorreu de 30 de setembro a 5 de outubro de 2024, em Cracóvia, Polónia.

Os alunos representaram de forma dinâmica a escola e a região numa iniciativa que visa consciencializar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a sua aplicação prática, em especial no combate às alterações climáticas através da atividade física.

A dedicação e o empenho dos nossos alunos desde o primeiro momento, com apresentações apelativas sobre dois dos mais urgentes ODS: ODS 1 – Erradicar a Pobreza e ODS 13 – Ação Climática. Além disso, a equipa portuguesa também deu a conhecer uma das joias culturais da Polónia, a icónica Mina de Sal de Wieliczka, e os alunos do Curso Profissional de Programação programaram e apresentaram uma aplicação Android referente ao projeto. Tudo isto perante uma audiência internacional, incluindo colegas de Espanha, Polónia e Suécia, que se mostraram muito interesse com a qualidade das intervenções.

Mas o programa não ficou por aqui!
Num espírito de intercâmbio cultural e de partilha de conhecimentos, os alunos participaram em diversas atividades enriquecedoras, como visitas ao deslumbrante centro histórico de Cracóvia e a um museu de arte, a preparação de atividades para futuras mobilidades, e até a colocação de uma GeoCache Portuguesa. Houve ainda tempo para uma visita a uma eco-cultura de trutas e ao magnífico Parque Nacional de Narodowy.

 Os nossos alunos não só foram aplaudidos pelo trabalho excecional que desenvolveram, mas também pelo comportamento exemplar e espírito de união que exibiram, consolidando a sua posição como embaixadores da Escola Secundária de Loulé e de Portugal.

 Acompanhados pelos professores Elisabete Dias e Paulo Ribeiro, que estiveram sempre ao lado dos seus alunos, toda esta experiência foi possível graças ao financiamento da Agência Nacional Erasmus+ Sueca, que proporcionou uma oportunidade única de aprendizagem e crescimento pessoal.

 Esta aventura Erasmus+ em Cracóvia deixou uma marca indelével, tanto no percurso dos alunos como no compromisso com um planeta mais sustentável!


Texto de:
Paulo Ribeiro
Professor de Informática

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *