ESL recebeu Palestra do ator e escritor Paulo Azevedo
No dia 26 de setembro de 2024, a Escola Secundária de Loulé acolheu, no auditório José António Madeira, a 3.ª palestra do ciclo de palestras que assinala o 30.º aniversário da associação EXISTIR.
A palestra, dinamizada pelo ator e escritor Paulo Azevedo, intitulou-se “Não há impossíveis – o difícil não significa impossível”, e apresentou a sua experiência de portador de deficiência e o seu trajeto de superação de dificuldades.
Paulo Azevedo durante a sua palestra
Nascido em Coimbra, a 29 de outubro de 1981, sem mãos e sem pernas, Paulo Azevedo, estudou jornalismo na Universidade de Coimbra e tirou o Curso de Treinador de Futebol de Nível II, estagiando no Real Madrid.
Mais tarde, frequentou o curso de Representação em Televisão e Cinema, da Universidade Lusíada de Lisboa, sob a orientação do ator e argumentista Tozé Martinho. Fui protagonista de reportagens televisivas premiadas, como «O Melhor Jogador do Mundo», da Sport TV, e «Uma Vida Normal», da SIC, que haveria de dar origem ao livro autobiográfico com o mesmo nome, em 2008. Em 2020 publicou o seu mais recente livro «Não Há Impossíveis |Se eu consegui, tu também consegues» que está na base da palestra que apresentou na Escola Secundária de Loulé.
O auditório José António Madeira preencheu a sua lotação não só com alunos, como também com convidados, formandos da EXISTIR, seus familiares e outros membro da comunidade.
A palestra de Paulo Azevedo teve o apoio de interpretes de língua gestual
Momento da atuação de Paulo Azevedo Momento do final da atuação de Paulo Azevedo
À palestra seguiu-se o debate «O papel das Autarquias na promoção da diversidade e inclusão» com moderação de Paulo Graça (coordenador do Ciclo de Palestras) e com a participação de Marilyn Zacarias (vereadora da Câmara Municipal de Loulé), Carlos Silva Gomes (presidente da Assembleia Municipal de Loulé), Filipa Gomes da Silva (presidente da Direcção da Associação «Vila Com Vida») e Carla Tavares (presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Empego – CITE).
Texto e fotografias de:
Júlio Ribeiro
Professor de Artes Visuais | Professor Bibliotecário