Parlamento dos Jovens – 2024
Momento da sessão de divulgação do Parlamento dos Jovens, no dia 8 de janeiro, que contou com a presença da deputada Jamila Madeira
O Parlamento dos Jovens começou em 1995, por iniciativa de Barbosa de Melo (antigo Presidente da Assembleia da República), Almeida Santos (antigo Presidente do Parlamento) e Julieta Sampaio (deputada). Tinham o objetivo de incentivar a consciência cívica e a participação dos jovens, desenvolver-lhes hábitos de debate e de tomada coletiva de decisão e informá-los das regras e procedimentos básicos parlamentares. Foi no mandato de Barbosa de Melo que o programa começou com alunos do primeiro ciclo de Lisboa e Porto. Pouco depois, no mandato de Almeida Santos, o programa estendeu-se aos restantes alunos do ensino básico e secundário.
Cada edição do Parlamento dos Jovens tem um tema diferente, que é sempre atual e relevante. Este ano, o tema é “Viver Abril Na Educação: Caminhos Para Uma Escola Plural E Participativa”. A escolha deste tema serve o propósito de celebrar o cinquentenário do 25 de Abril de 1974, e aborda o papel da escola numa democracia.
O programa tem três fases:
1ª Primeira Fase – Fase Escolar: cada escola faz a sua equipa, apresenta propostas e deputados, a partir de debates e eleições;
2ª Segunda Fase – Fase Regional/Distrital: ocorre a consideração de todas as propostas diferentes de cada escola, com novos debates e eleições das propostas e deputados que irão representar a região na terceira e última fase;
3ª Terceira Fase – Fase Nacional: todos os deputados escolhidos para representar as regiões reunir-se-ão na Assembleia da República para debater e aprovar as recomendações sobre o tema, apresentando depois as propostas escolhidas à Assembleia.
O método utilizado no Parlamento dos Jovens foca-se no debate e nas eleições. Esta opção é deliberada, pois estimula a aprendizagem dos valores democráticos através do confronto de ideias e da decisão conjunta sobre assuntos de interesse comum. Assim, não só se divulga a cidadania com palavras na escola, mas também com exemplos e ações concretas.
Outra razão para existir o Parlamento dos Jovens é permitir aos deputados o contacto com as escolas e, assim, ouvir alunos, professores e diretores, pois uma Assembleia que representa o país todo tem de ouvir o país todo.
Este ano a primeira fase será na nossa escola no dia 31 de Janeiro, a segunda fase decorrerá dia 19 de março e a terceira fase ocorrerá nos dias 27 e 28 de maio. Na nossa escola, há duas listas a concorrer: a Lista H e a Lista P. Em baixo e no nosso Instagram podem encontrar as suas entrevistas.
Referências:
- https:// www.parlamento.pt/sites/PARXVL/Paginas/artigos-de-opiniao/Os-jovens-no-Parlamento.aspx
- https://www.parlamento.pt/VisitaParlamento/Paginas/BiogAlmeidaSantos.aspx
- https://www.parlamento.pt/VisitaParlamento/Paginas/BiogBarbosadeMelo.aspx
- https://jovens.parlamento.pt
- https://jovens.parlamento.pt/sec2024
