Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

Porque existem dias internacionais?

A Organização das Nações Unidas (ONU) usa os dias internacionais como ferramentas poderosas de divulgação, tendo o conceito de dia internacional surgido antes da ONU. As Nações Unidas escolhem os dias, semanas, anos e décadas para cada tema ou tópico com o objetivo de promover o conhecimento deste problema a nível internacional e de tentar reforçar a necessidade de tomar ação. Organizações e gabinetes das Nações Unidas, governos, a sociedade, serviços públicos e privados, escolas, universidades e, duma forma mais geral, os cidadãos das diversas nações, usam cada dia internacional como um ponto de partida para tomarem ação e trazer consciência aos problemas mundiais.

Além destes dias servirem para trazerem conhecimento e ação individual, também são um trampolim para as Nações Unidas aconselharem os Estados Membros sobre as melhores maneiras para enfrentarem os problemas sérios que abordam. Também ajudam as Nações Unidas a saber quais são as áreas de maior interesse em cada região do mundo. Como as páginas dos dias (e semanas, anos e décadas) internacionais são umas das páginas mais visitadas no website oficial das Nações Unidas, eles conseguem ver quais são os dias mais visitados nas várias regiões do mundo, descobrindo a que é dada maior importância e atenção nestas regiões.

Os dias internacionais são propostos pelos Estados Membros à Assembleia Geral da ONU, que é o órgão mais representativo das Nações Unidas. Depois da proposta, a assembleia decide, por consentimento comum, se quer adotar a resolução apresentada para este dia. Alguns dias internacionais não são proclamados pela Assembleia Geral, mas sim por agentes especializados das Nações Unidas para chamar a atenção do público sobre tópicos dentro da sua área de especialização. Os temas estão sempre relacionados com um dos principais campos de ação das Nações Unidas: manutenção de paz e segurança internacional, promoção de desenvolvimento sustentável, proteção dos direitos humanos e garantia da lei internacional e ação humanitária.

Com o dia já implementado, a Assembleia Geral geralmente explica o que a levou a proclamá-lo. Também menciona quais são os aspetos do problema que são de maior preocupação para os Estados Membros, ou seja, para a humanidade como um todo.

Dia 21 de março tem cinco dias internacionais e junho é o mês com mais dias internacionais.

Os próximos dias mundiais serão o Dia Mundial da Educação (24 de janeiro), o Dia Internacional das Energias Limpas (26 de janeiro) e o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro).

Referências: https://www.un.org/en/observances

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *