ESL recebe os parceiros do Projeto Erasmus + CEVD

Entre 30 de maio e 3 de junho, realizou-se, em Loulé, o penúltimo encontro dos seis países parceiros, Áustria, Eslovénia, Estónia, França – Martinica, Itália e Portugal, para as Atividades de Educação e Formação, no âmbito do projeto ERASMUS+ “Construisons l’Espace de Vie de Demain”.
Durante o encontro, e depois de terem sido acolhidos pela Senhora Diretora, Renata Afonso, os vários grupos partilharam conhecimentos sobre aspetos culturais e históricos de cada país e descobriram alguns aspetos característicos da arquitetura das casas tradicionais algarvias, isto depois de terem realizado atividades de “quebra gelo” com a professora Marta La Piedad.



De acordo com a temática do projeto, que visa a implementação de atitudes amigas do ambiente, professores e alunos praticaram desportos náuticos não poluentes na Ria Formosa e visitaram o Centro do Ramalhete, uma infraestrutura da Universidade do Algarve, gerida pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve, que acolhe projetos de investigação relacionados com organismos marinhos da área geográfica envolvente.


Pensando no espaço de vida físico, os parceiros visitaram a unidade industrial da Corticeira Amorim de Silves que produz maioritariamente aglomerados feitos unicamente a partir da cortiça expandida, um material sustentável utilizado na construção sustentável para efeitos de isolamento térmico e acústico.

Sendo importante olhar para o passado para compreender como viviam os nossos antepassados, e para melhor projetar o espaço de vida de amanhã, o grupo Erasmus teve oportunidade de visitar o Castelo de Silves, cuja estrutura interna foi edificada com taipa (terra comprimida), e ainda os Banhos Islâmicos, recentemente inaugurados em Loulé.
O Espaço de Vida do Amanhã pretende ser um espaço sustentável, mas também um espaço que valoriza a criatividade e as artes tradicionais de cada região parceira, pelo que os parceiros se deslocaram ao Palácio Gama Lobo para conhecer os projetos da Câmara Municipal de Loulé “Loulé Criativo” e Loulé Design Lab”. Percorreram a cidade para encontrar e trocar impressões com artesãos que trabalham a palma, o barro, o latão, e que fabricam de forma totalmente artesanal instrumentos musicais de corda. Puderam ainda visitar em antemão a exposição “#infinity”, que resultou de uma parceria entre os designers e artesãos do Loulé Design Lab e a empresa municipal Inframoura, responsável pela gestão, conservação e manutenção dos espaços públicos em Vilamoura, em que a alguns resíduos recolhidos pela Inframoura foi dada uma nova vida, pela sua recuperação e transformação em objetos utilitários que serão introduzidos na vida das pessoas, na economia, e principalmente, ao serviço de instituições de solidariedade social.

O último dia chegou e, depois da cerimónia de encerramento e entrega dos certificados pela Senhora Diretora, os parceiros tiveram uma aula de dança orientada pela professora Ana Teresa Pereira, onde aprenderam o baile de roda da “Tia Anica de Loulé”.

Ao longo da semana, os parceiros visitantes foram acompanhados pelos docentes Arlindo Martins, Jaime Travassos, Júlio Ribeiro e Ermelinda Travia, coordenadora do projeto. As despedidas não foram fáceis, mas para a vida, ficam as memórias de momentos inesquecíveis e a consciência de pertença a uma mesma família Europeia.
Texto e fotografias: Professores Júlio Ribeiro e Ermelinda Travia




