A Cultura da minha terra, a Moldávia

A cultura da Moldávia é uma mistura da cultura romena com um pouco da cultura russa (a influência está essencialmente na gastronomia e na língua).
As danças tradicionais fazem parte da coreografia das Balcãs-Cárpatos, estruturadas e com caráter, a sua execução de movimentos é como um jogo coletivo e grupal. Uma característica dessas danças é o movimento paralelo dos joelhos e dos pés. Nessas danças, os bailarinos usam o traje nacional, que antigamente era feito à mão.


O “Nai” é um instrumento musical de sopro constituído por um conjunto de tubos sonoros de diferentes tamanhos, colados entre si pela ordem do seu comprimento numa linha côncava. Os tubos são afinados devido à inserção de cera de abelha dentro. Quanto mais cera um tubo tiver mais alto será o tom do som correspondente a esse tubo.

A dança da cabra é uma tradição de Ano Novo, realizada por um rapaz disfarçado de cabra e vestido com uma pele nas costas. ‘’A cabra” e os seus companheiros, que cantam, caminham de casa em casa, na véspera de Ano Novo.
A “Estrela” é uma tradição de Natal, em que as crianças cantam às portas das pessoas, com uma estrela representada por um esqueleto de madeira com tiras de papel colorido que no centro tem um ícone de papel com a Natividade ou Jesus.
O ‘’Marțișor’’ é um pequeno objeto de adorno amarrado a uma corda trançada de fios vermelhos e brancos. É oferecido por ocasião do primeiro dia de primavera.

Outra tradição é celebrar o Dia da Maçã, que é organizado como um festival, onde todos estão vestidos com ternos em forma de maçã, também são organizados concertos e feiras com diferentes tipos de maçãs para vender.

Os tapetes da Moldávia são muito famosos. Eram feitos de lã de cânhamo e linho com um instrumento chamado ‘‘guerra’’. Os ornamentos eram feitos manualmente através de cruzes.

Na Moldávia, a arquitetura desenvolve-se exclusivamente nas igrejas, algumas características são: o plano retângulo, paredes grossas, geralmente sem colunas e rica decoração exterior.

O meu país, a Moldávia, tem uma cultura muito rica e bonita que deve ser preservada para o futuro.
Girlea Iulia (Aluna de PLNM_A2 do 10ºC)