Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

PROJETO ERASMUS+ Nº 2018-1-EE-KA219-04707_5 O.G.E.T. Our Green European Town chega ao fim

Este projeto, coordenado na nossa escola pela docente Ermelinda Travia, terminou depois de 2 anos de trabalhos intensos e mais um ano de prolongamento devido à pandemia sanitária, provocada pelo COVID 19, vivida em todo o mundo.

O projeto teve o seu foco principal nos alunos, de forma a desenvolver o seu interesse pelas ciências e o meio ambiente.

Foi também prioridade a integração das atividades nos curricula e o trabalho em articulação interdisciplinar. As seis escolas parceiras verificaram a necessidade de haver maior cooperação interdisciplinar, partilha de ideias e metodologias de trabalho. Também consideraram fundamental aproximar os conteúdos das áreas curriculares à realidade circundante, envolvendo os alunos ativamente no seu processo de ensino aprendizagem.

Para as escolas parceiras, este projeto permitiu dar responder a:

Espanha: internacionalização, formação de professores, aprendizagens colaborativas na implementação de práticas inovadoras.

Bulgária: trabalhar em diferentes áreas, para permitir aos alunos comunicar as suas próprias ideias, aplicar o conhecimento, ter e desenvolver as aptidões necessárias para o mercado de trabalho.

Itália: melhorar a escola enquanto comunidade ativa, aberta e capaz de desenvolver e aumentar a interação com as famílias e a comunidade, incluindo o setor terciário, organizações e empresas.

França: implicar os alunos no trabalho de pesquisa, incentivar a autonomia, envolvimento nos trabalhos em grupo, produção interdisciplinar, projetos.

Portugal: aumentar o número de alunos envolvidos em intercâmbios, incentivar o trabalho de pesquisa e novas experiências; desenvolver competências profissionais e incentivar a inovação e novas práticas motivadoras para reduzir o abandono escolar.

Estónia: encontrar formas de integrar e ensinar a consciência ambiental e competências mais eficientes.

As alterações climáticas são um problema global que devem ser enfrentadas à escala global. Este projeto permitiu aos alunos trabalhar de forma colaborativa internamente a nível de cada escola, mas também foi um desafio porque algumas atividades foram desenvolvidas em parcerias com todos os parceiros, o que lhes deu uma visão de como enfrentar um problema global juntos. Um desses trabalhos foi a redação conjunta de uma carta ambiental que deveria ter sido apresentada e entregue no Parlamento Europeu em Estrasburgo. Infelizmente os diversos confinamentos não possibilitaram a concretização final desta última atividade.

Com este projeto, verificaram-se resultados muito satisfatórios e melhoria significativa na(s):

  • competências digitais.
  • competências em línguas estrangeira.
  • motivação para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
  • iniciativa e empreendedorismo.
  • atividades em benefício das comunidades locais.
  • capacidade de resposta às diversidades social, linguística e cultural.
  • atitude mais positiva face aos projetos europeus e aos valores da EU.
  • ligação entre a educação formal e não formal e outras formas de aprendizagem e mercado de trabalho.

Neste projeto, foi utilizada a plataforma europeia de partilha eTwinning. A qualidade do trabalho colaborativa foi premiada com os Selos de Qualidade Nacionais em cada país e ainda com o Selo Europeu.

https://twinspace.etwinning.net/75886/home

A coordenadora da nossa escola deixa ainda um especial agradecimentos a todos os docentes que colaboraram neste projeto e sem a qual, nada teria sido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *