Cuba, um paraíso na terra
Cuba, pequena ilha situada no centro do continente americano, é um país tropical com temperaturas muito agradáveis.
Infelizmente, é um país com poucas possibilidades económicas e prosperidade, isto devido ao bloqueio económico que sofre há mais de 60 anos imposto pelos Estados Unidos de América. Está dividida por províncias e estas são 16, algumas das mais importantes e turísticas são: Havana, capital do país, principal entrada de dinheiro do país; Santiago de Cuba, que no início foi a primeira capital do país, mas devido ao desenvolvimento económico de Havana, perdeu a hegemonia; Holguin; Santi Spiritus, conhecida pelas suas coloridas avenidas e ruas; Varadero, paraíso na terra e uma das melhores praias do Caribe com águas muito claras e quentes, areia fina e branca e com hotéis de luxo; Pinar del Rio, na zona ocidental, com campos muito lindos, onde é cultivado o melhor charuto do mundo, também tem um dos sítios mais conhecidos como parque natural da pré-história.
A música tem influência de diferentes países como a América, mas também alguns géneros próprios como a rumba.
Duas das personagens mais conhecidas são José Marti, herói nacional, poeta, político, advogado, que morreu a lutar pela independência de Cuba e Fidel Castro, antigo presidente que governou o país durante 60 anos.
A comida cubana não tem muita variedade. O prato principal dos cubanos é composto por arroz, feijão, carne e salada.
Os estrangeiros que visitam Cuba dizem que é como viajar no tempo, além de ter cidades com estilos arquitetónicos antigos, também se mantêm os carros antigos, muito lindos e de diferentes modelos.
Cuba, país pouco desenvolvido e maravilhosamente belo, tem no entanto médicos competentes e dos melhores, que estão espalhados pelo mundo, até mesmo aqui em Portugal.
Lauren Gonzalez (aluna de PLNM_A2 do 11º F)