Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

Alunos da ESL trabalham a temática da Desinformação com o apoio do jornal «PÚBLICO»

Os alunos da turma 12.ºG, coordenados pela professora Cátia Silva, e com o apoio da Biblioteca Escolar, desenvolveram um projeto centrado sobre a temática da Desinformação, que contou com o apoio do jornal «PÚBLICO».


No inicio do presente ano letivo, o jornal PÚBLICO, numa parceria com o Plano Nacional das Artes, atribuiu assinaturas digitais às escolas que apresentaram propostas envolvendo turmas o jornal como um recurso pedagógico e desenvolvendo projetos de trabalho centrados na temática da Literacia dos media.


A professora Cátia Silva desenvolveu uma proposta centrada numa “oficina de desinformação” em que os alunos estudaram os mecanismos da desinformação nas suas variadas vertentes, do clickbait às fake news, passando pelos memes e vídeos das redes sociais. Proposta que foi selecionada pela organização da iniciativa.

A ideia central da proposta consistia em, numa primeira fase, explicitar os referidos mecanismos, apresentando a forma como a desinformação usa técnicas que tornam credíveis factos falsos ou exagerados, e sobretudo os tornam também de consumo apelativos, explorando e alimentando preconceitos. Num segundo momento, os alunos foram desafiados a criar exemplos de desinformação a partir de noticias verídicas, recolhidas em leituras do jornal «PÚBLICO», aplicando as técnicas estudadas.

O professor bibliotecário colaborou com o projeto, tendo realizado uma sessão de trabalho com uma apresentação sobre a temática, e com um exercício coletivo de realização de uma notícia falsa, a partir de uma notícia em destaque nesse dia no jornal PÚBLICO, usando descontextualização e de aproveitamento seletivo de pormenores verdadeiros para criar uma notícia falsa mas apelativa , e o seu respectivo título para clickbait.

Ao colocar os alunos no papel de agentes ativos simulados de desinformação, pretendia-se que estes se tornassem muito mais capazes de identificar desinformação, não caindo futuramente no papel de agentes passivos na sua disseminação, e de terem eles próprios um papel ativo no combate à desinformação.

De os materiais produzidos apresentamos alguns exemplos que vão de imagens destaque, para clickbait ou encaminhamento para conteúdos falsos, a infogramas dedicados aos mecanismos e características de diferentes tipos de desinformação.


texto de:
Júlio Ribeiro
professor de Artes Visuais | professor bibliotecário

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