Alunos da ESL realizam quadros-vivos relativos a Luís Vaz de Camões.
“Descalça vai para a fonte” foi um dos poemas trabalhos pela turma 12.ºL
Assinala-se, este ano, a 28 de outubro o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, culminando o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. O lema presente da efeméride foi «Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!», e a Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé (RBCL) associou o tema às comemorações do 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões numa atividade intitulada «Re(ver) Camões», na qual alunos das escolas abrangidas pela RBCL, encenaram quadro-vivos alusivos à figura e à obra do poeta.
Na Escola Secundária de Loulé, os alunos da turma 12.ºL realizaram e fotografaram dois quadros-vivos alusivos a poemas numa articulação curricular das disciplinas de Português, Desenho A e Oficina de Multimédia B, com a colaboração da Biblioteca Escolar.
A atividade partiu da interpretação dos poemas que, na fase seguinte, estabeleceu a abordagem visual a adotar e um plano de trabalho que incluiu o projeto e a execução de endereços, e concluiu na encenação e respetivo registo em fotografia.
«Amor é fogo que arde sem se ver» foi o outro poema trabalhado pelos alunos
Posteriormente, aduas das fotografias foram escolhidas para inserção nas molduras desenvolvidas pela RBCL para a realização de uma exposição virtual dos trabalhos realizado pelas escolas do concelho de Loulé.
Texto de:
Júlio Ribeiro
Professor de Artes Visuais | Professor Bibliotecário
Fotografias de:
Turma 12.ºL