Eleições para a Associação de Associação de Estudantes – O Debate
Os membros das lista concorrentes com o moderador, prof. Carlos Mangas
fotografia de Júlio Ribeiro
Ocorreu, hoje, dia nove de outubro, pelas 14h:20, no auditório António José Madeira, o debate entre as listas concorrentes à Associação de Estudantes da Escola Secundária de Loulé. O evento foi moderado pelo professor Carlos Mangas.
Cada lista fez-se representar pelos respetivos presidentes e vice-presidentes e outros dois elementos. As mesas apresentaram então a seguinte composição:
Mesa Lista Flow (F)
- André Revira
- João Martins
- Martim Gonçalves
- Leonardo Cândido
Mesa Lista Casablanca (C)
- Tiago Silvestre
- Ricardo Barda
- Maria Eduarda Guerreiro
- Guilherme Simões
O debate organizou-se num conjunto de três questões que ambas as listas teriam de dar resposta: «qual o papel que a AE deve desempenhar?»; «Indique três projetos/ atividades que sejam uma mais-valia para os alunos que frequentam a escola.»; e «como pensam obter informações relativas aos reais problemas que afetam/enfrentam os alunos/as da nossa escola?». De forma ordeira, como compete ao momento de esclarecimento eleitoral democrático, as listas foram, à vez, dando resposta às questões colocadas de modo a esclarecer os alunos a respeito dos seus projetos eleitorais.
Tendo sido escolhida para iniciar a resposta à primeira questão, a lista F fez-se representar pelo aluno Leonardo Cândido que afirmou que uma associação de estudantes é o órgão máximo dos alunos e que tem como dever dar-lhes voz e melhorar o ambiente entre alunos a nível escolar. A lista C fez-se representar pelo seu presidente, Tiago Silvestre, que declarou que o papel de uma AE passa por fazer com que os alunos se sintam em casa, uma vez que, devido à elevada carga horária, estes passam muito tempo no espaço escolar.
Na resposta à segunda questão, em representação da lista C, o aluno Guilherme Simões elencou as seguintes iniciativas/ atividades, explicitando-as: organização de Reuniões Gerais de Alunos (RGA), de modo a refletir, discutir e concertar ações relevantes para os alunos, a realização de palestras com ex-alunos que atualmente frequentem a Universidade, dando o seu ponto de vista da vida universitária e realização de Debates sobre assuntos diversos. De igual forma o aluno João Martins, em nome da lista F, listou como importantes, esclarecendo-as, os seus principais projetos: criação do Gabinete da Associação de Estudantes (AE), de maneira que os alunos possam expressar os seus problemas individualmente, sem terem vergonha de se expressar; o desenvolvimento do projeto PodCast, com assuntos atuais e a promoção do voluntariado.
Quanto à terceira e última questão, «como pensam obter informações relativas aos reais problemas que afetam/enfrentam os alunos/as da nossa escola?», a aluna Maria Eduarda Guerreiro (lista C) disse que tencionam fazê-lo através das RGA e o aluno Martim Gonçalves (lista F) mencionou que a melhor forma de o fazer será através do Gabinete da AE, ouvindo cada aluno individualmente.
Num segundo momento, foi possível, num frente a frente, a cada lista colocar quatro questões à lista adversária. A lista F apenas utilizou três das suas quatro perguntas, já a lista C utilizou a totalidade das questões permitidas.
Em debate estiveram assuntos como a forma como cada lista tenciona fazer com que os alunos sejam ouvidos, assim como as palestras e podcasts, a proatividade de cada lista e a maneira como a demonstraram durante campanha, como planeiam organizar momentos festivos, dias culturais, entre outros.
Por fim, os presidentes de cada lista puderam apelar ao voto no respetivo programa eleitoral, apresentando os seus argumentos. Neste sentido, o presidente da lista F, o aluno André Revira, garantiu que a sua lista é constituída por alunos empenhados a marcar a diferença e a fazer a diferença, sendo a voz de todos os alunos. Já o aluno Tiago Silvestre, presidente da lista C, referiu que mais do que palavras bonitas, o que conta são as ações, considerando ser fundamental honrar o legado das anteriores AE.
Texto de
Martim Martins
12.º C | Clube de Jornalismo da ESL