Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

Projeto Amélie continua a dar frutos nas Articulações Curriculares das turmas de Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades.

De entre muitos bons textos relacionados com as frases de Fevereiro realçou-se este da aluna Marta Boavida da turma G.

Em confinamento? Olhe as estrelas

Na Escola Secundária de Loulé, o Projeto Amélie faz êxito com mensagens de esperança para toda a comunidade escolar nestes tempos de incerteza para que todos possam aproveitar melhor o ensino à distância.

O Projeto Amélie consiste em trazer frases motivacionais, de alegria e de incentivo, para locais de trabalho, de modo que todos os trabalhadores se sintam mais felizes e aumentem a sua produtividade, qualidade de trabalho e bem-estar. Agora, na Escola Secundária de Loulé, este incentivo pode ser encontrado no jornal escolar digital “Bússola Estudantil”.

A frase deste mês é: “Se a vida te tira o chão, dá a volta e vê as estrelas”. Vem acompanhada de quatro imagens: uma de umas escadas, mostrando o caminho a percorrer até às estrelas; uma de uma porta aberta, que representa novas oportunidades e novos planos à nossa espera; outra com uma pessoa a carregar muitas malas, mais uma frase de Platão, que diz “O começo é a metade do todo” (outra vez um incentivo a um recomeço, a “fazer as malas” em busca de novas oportunidades); e a última que faz referência ao filme O Diabo veste Prada, cuja lição é seguirmos os nossos sonhos, nunca perdendo a nossa integridade e que mostra o quão desgastante é dedicarmo-nos a algo que não gostamos. A frase principal relaciona-se em tudo com estas imagens, pois dá um alento a quem está perdido, para aproveitar os baixos da vida para olhar o céu, sonhar e vê-los como oportunidades de mudarmos para melhor o nosso caminho.

Em tempos em que estamos em confinamento, teletrabalho e ensino online, em que muitos perderam o emprego, fecharam negócios, cancelaram oportunidades de uma vida, caíram na pobreza, esta frase faz mais do que sentido, já que, o sentimento comum de toda a gente é de que alguém lhes “tirou o chão”. A mensagem que temos para todos os que se encontram assim, é que aproveitem estes tempos diferentes para recomeçar, sonhar e fazer o que sempre quiseram, em suma, olhar as estrelas.

AC Sociologia- Projeto Amélie

Marta Boavida 12º G

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *