Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

Os jovens têm poder de escolha na política ?

Cada vez há mais abstenção jovem nas eleições. Por exemplo, nas eleições para a associação de estudantes da nossa escola, no período passado, houve uma elevada percentagem de abstenção, isto é, um elevado número de alunos que decidiu não ir votar, acabando por levantar a questão: os jovens têm poder de escolha? Na minha opinião, sim, todos temos poder de decisão, incluindo os jovens.

Os jovens têm poder de decisão, mas muitos deles sentem-se afastados da política, acham que não são representados por nenhum partido, ou que os políticos não falam a língua dos jovens ou, simplesmente, não se sentem conectados com a política, achando que o seu voto não conta, mas, na verdade, desde a revolução do 25 de abril, que terminou com a ditadura e as restrições exageradas e estúpidas que havia na altura, como por exemplo o facto de não haver direito ao voto ou à liberdade de expressão e o facto de as mulheres antes terem de pedir ao marido ou ao pai se quisessem viajar para fora do país, como se fossem propriedade deles.

Hoje vivemos numa democracia, por isso, TODOS temos o direito ao voto e o mesmo poder. O voto de cada um conta tanto como o voto dos outros. Não é que os jovens não tenham poder de escolha, muitos só não sabem usá-lo ou não veem sentido em fazê-lo, mas, ao não votarem/escolherem, estão a tomar a decisão de deixar que os outros decidam por eles. Ė importante que todos os jovens tenham consciência disso e do facto de que se outros escolherem provavelmente podem não gostar.

É extremamente importante votar e votar com consciência tendo noção que os partidos extremistas não são uma boa opção, pois podem levar-nos a uma situação de uma nova ditadura, onde perderemos o direito ao voto e à liberdade de expressão. O voto não é só um direito, mas também um dever cívico, pois é nosso dever escolher e não deixar outros escolherem por nós.
Resumindo, os jovens têm poder de decisão e devem votar.


Texto de:
Beatriz Louro
Turma 11.°P

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *