Dia Mundial da Filosofia na ESL

Fotografia de Liliana santos
No passado dia 20 de novembro, a Escola secundária de Loulé assinalou o dia mundial da filosofia com várias iniciativas.
A «Filosofia em Movimento» foi andar na linha azul dos mini-bus do concelho de Loulé, e entregou bilhetes de autocarro para viajar sem sair do lugar. Os alunos, as professoras Laurinda Silva, Catarina Ferrão e a artista residente Marta La Piedad conversaram com viajantes de todas as idades e cores e, cremos, mesmo com todo o movimento, conseguiram fazer parar para pensar.

Fotografia de Marta La Piedad
O artista Wesley Sacardi aceitou o convite do Grupo de Filosofia e apresentou a sua a instalação “Palavras para Movimentar e Sentar”, uma experiência que trouxe para dentro da escola um diálogo vivo entre arte e Filosofia. Com os 100 bancos Bigorna Fases Original, cada um moldado com letras, o espaço transformou-se num laboratório criativo onde todos puderam experimentar, recompor e reinventar. As palavras formavam-se e desfaziam-se a cada gesto, revelando imaginação. Professores e alunos tornaram-se coautores: tocavam, moviam, sentavam-se, observavam… e, sobretudo, pensavam. Foi um encontro onde a Filosofia ganhou corpo e movimento, mostrando que pensar também é construir, deslocar, compor e deixar-se surpreender.

Fotografia de Liliana santos

Fotografia de Liliana santos
Texto de:
Laurinda Silva | Liliana santos
professoras de Filosofia


