Bússola Estudantil

Jornal escolar da Escola Secundária de Loulé

Alunos do 12.º B, E e F exploram Lisboa

Os alunos das turmas B, E e F do 12.º ano, acompanhados pelas docentes Ascensão Madeira, Cátia Silva, Élia Duarte e Ana Soares, participaram nos passados dias 26 a 28 de março numa visita de estudo realizada no âmbito da disciplina de Português. Tendo ficado hospedados no acolhedor Selina Secret Garden, localizado a alguns minutos da Assembleia da República e do Chiado, os alunos puderam desfrutar da piscina, dos espaços comuns e da cozinha onde puderam mostrar os seus dotes culinários. 

Ao longo dos três dias esta visita permitiu a alunos e docentes explorar alguns dos locais mais emblemático e nevrálgicos da capital. Porém, sendo Lisboa conhecida como a cidade das sete colinas, percorrer as suas ruas pôs à prova a capacidade e resistência física de todos.

No dia 26 de março, rumaram a Belém onde, depois de almoço, visitaram, acompanhados por guias, o emblemático Mosteiro dos Jerónimos e provaram os famosos Pastéis de Belém. Nessa noite, assistiram ao musical Sonho de uma noite de verão, no Teatro da Trindade, uma produção, encenada por Diogo Infante, que combina a obra de Shakespeare com música portuguesa. Foi, sem dúvida, uma experiência única e divertida.

Na manhã do segundo dia, os alunos exploraram, novamente com guia, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, situado no histórico Chiado, onde puderam apreciar obras de arte que refletem a evolução artística portuguesa desde 1850. À tarde, participaram num Passeio Literário dedicado a José Saramago, Fernando Pessoa e Ricardo Reis, percorrendo locais que marcaram a vida e obra destes escritores. Por fim, depois do jantar, os alunos foram até ao histórico Parque Mayer assistir à revista E ninguém vai preso!?, no Teatro Maria Vitória. Durante o espetáculo, tiveram ainda a oportunidade de participar nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, onde figuras ilustres do panorama artístico e televisivo português, como Júlio Isidro e Herman José, entre outros, foram homenageadas.

Na manhã do terceiro e último dia, mergulharam no programa “À descoberta da biodiversidade” no Jardim Zoológico de Lisboa, onde aprenderam sobre a conservação de espécies ameaçadas e a importância da biodiversidade. De modo a terminar a visita em beleza, rumámos ao Parque das Nações para que pudessem participar na Futurália onde tiveram acesso a informações sobre oportunidades académicas e profissionais.

As docentes consideram que esta visita de estudo proporcionou aos alunos uma experiência rica e diversificada, promovendo o contacto com a história, a cultura e a natureza, enquanto exploravam caminhos para o futuro. Lisboa revelou-se, novamente, um verdadeiro palco de aprendizagem e inspiração!


texto de:
Cátia Silva
professora de Português | Coordenadora do Clube de Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *